Venha remar com a gente !

sábado, 5 de junho de 2010

Stand Up Paddle - Downwind

Alguém já fez um downwind de verdade ? Desde que comecei a praticar o SUP  identifiquei  algumas vertentes específicas que estão atraindo os remadores. 

A simples remada no flat pelo puro prazer parece que reúne o maior número de pessoas especialmente os iniciantes,  pode-se utilizar qualquer tipo de prancha ou as "all around",  a maioria tem um shape semelhante a um long board.

SUP em rio, descer corredeiras com um Stand UP é muito legal e atrai muita gente, existem pranchas especiais para esta modalidade, alguns utilizam pranchas infláveis ou rotomoldadas possibilitando descer corredeiras de nível avançado, as pranchas normais feitas de EPS e Epóxi são mais frágeis .

SUP Surf, modalidade que está convergindo muita gente, é muito fácil surfar, em um "banho" pega-se mais onda que com a pranchinha.

Travessias, a galera está remando cada vez mais longe,  no Brasil o evento de maior distância foi o RED BULL PADDLE CROSS com  18 KM , realizado em Garopaba - SC em fevereiro deste ano. Nos Estados Unidos e Hawaii existem eventos de 54  km de remada.  

DOWNWIND - Desde o início de 2009 tenho pesquisado e tentado fazer o downwind, primeiramente achei que era simplesmente remar a favor do vento, mais tarde vi que era possível surfar o swell e as marolas provocadas pelo vento, remando pouco e surfando a maior parte do tempo.

Veja o vídeo abaixo,  um exemplo perfeito de downwind.  Nos próximos posts vou escrever sobre minhas tentativas de downwind, condições ideais e equipamento mais indicado.

Nenhum comentário: