Venha remar com a gente !

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

II Mormaii SUP Race

Galera, eu não pude ir no evento, machuquei meu ombro no sábado. Fiquei sabendo que o evento reuniu muita gente e foi muito bonito, apesar da chuva e do vento contra que entrou na metade da prova.

Na sexta feira antes do evento o organizador me disse que não haveria separação por categorias de prancha, somente masculino e feminino, depois do resultado fiquei sabendo que foi separado em pranchas de 15 pés e abaixo de 15 pés.

Veja a matéria e os resultados em

http://www.superesportes.com.br/app/19,66/2010/10/25/noticia_maisesportes,8693/prova-de-stand-up-paddle-chama-atencao-de-curiosos-no-lago-paranoa.shtml

Escutei de algumas pessoas que não ficaram satisfeitas com o resultado,  faça seu comentário aqui,  é só escrever e publicar, por favor para aumentar a credibilidade identifique-se.

Aloha Brasília

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Segundo Mormaii SUP Race


Repetindo o sucesso da corrida de stand up paddle realizada em março, a Mormaii anuncia mais um desafio na Capital Federal. Será dia 24 de outubro de 2010, na Loja Mormaii do Lago Paranoá.
Os atletas vão percorrer 12km até a linha de chegada. No percurso, os competidores passam por debaixo de pontes do lago.
Serão oferecidos como prêmios aos vencedores os produtos de alta qualidade fabricados pela Mormaii. A organização é do Movimento Sem Praia e das Lojas Mormaii de Brasília, que juntas já realizaram provas de diversas modalidades, reunindo a elite do esporte de Brasília. Um exemplo foi a Travessia Sunset Moon, também de SUP, em 2009.
Na Loja Mormaii no Pontão do Lago Sul, a clientela da do Cerrado, tem uma das mais belas vistas com a cidade ao horizonte. Vá lá conferir e participe!
Para mais informações, ligue (61) 9249-8733, com André.


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

2º Festival IKC de Kitesurf e Stand Up de Garopaba


2º Festival IKC de Kitesurf e Stand Up de Garopaba

Competição de kitesurf e stand up paddle vai agitar Garopaba nos dias 9 e 10 de outubro de 2010.
Garopaba vai sediar o 2º Festival IKC de Kitesurf e Stand Up Paddle, evento realizado pelo Ibiraquera Kite Center - IKC e Secretaria de Turismo de Garopaba, com supervisão da Federação Catarinense de Kitesurf – FECAKITE, e Associação de Kitesurf de Imbituba - AKSI.
O evento acontecerá na Praia Central de Garopaba, nos dias 9 e 10 de Outubro, e conta com as modalidades de Kitesurf e Stand Up Paddle. O Kitesurf será dividido em 2 categorias, Regata de Kitesurf Masculino e Feminino. O Stand Up Race também será dividido em Masculino e Feminino, porém o Masculino terá mais duas categorias, pranchas abaixo de 10 pés e pranchas a partir de 10 pés.
O percurso será demarcado com bóias onde os atletas de ambas as modalidades deverão passar, o vencedor será o atleta que fizer em menos tempo este percurso. Serão realizadas quantas provas o tempo permitir e a comissão técnica julgar necessário.
 Os atletas irão receber como premiação troféu do primeiro ao quinto colocado, kits de premiação e outros prêmios como prancha de kitewave Mormaii, remos Art in Surf, remos King Boards, roupa de neoprene Mormaii, trapézio Da Kine, Sapatos Barth, capas e outros.
O evento vai ter um charme todo especial, pois acontece durante a temporada das baleias, sendo comum avistá-las da praia. Todas as autorizações e precauções foram obtidas junto a APA da baleia franca, para garantir a segurança e tranqüilidade das nossas ilustres e enormes visitantes.
Segundo a organização do evento, “a Praia de Garopaba, palco das competições, oferece boas condições para o esporte, além de um cenário belíssimo. A segurança para público e competidores será garantida na água e na areia pela presença do Corpo de Bombeiros. Tudo isso contribuirá para consolidação do município como um dos melhores lugares para a prática do esporte a nível nacional e internacional.”
O evento tem patrocínio da Mormaii e conta com o apoio da Academia Pinguirito, Amorin Sports, Art in Surf, Bavária Mar Hotel, Bali Hause, Barth, Da Kine, Florimel, Gelomel, Graffiare, H2O, King Boards, Lumbra Imóveis, Morro da Silveira Eco Village, Ótica Luna, Posto Amizade, Peixaria Litoral, Viva Bixo, V8,  Village Praia do Rosa.

Maiores informações sobre o evento :
www.ibiraquerakitecenter.com.br
Fernanda Schmitz

terça-feira, 10 de agosto de 2010

SUP Brasília no site Candango

O site Candango fez uma matéria com a gente, foi muito legal.

Acesse o link e veja a matéria :

http://www.candango.com.br/newcandango/outrasOndas/Materias/Sup_surf.html

Com a umidade do ar chegando a 8 % a exemplo de ontem, uma remadinha no lago até que cai muito bem.

sábado, 5 de junho de 2010

Stand Up Paddle - Downwind

Alguém já fez um downwind de verdade ? Desde que comecei a praticar o SUP  identifiquei  algumas vertentes específicas que estão atraindo os remadores. 

A simples remada no flat pelo puro prazer parece que reúne o maior número de pessoas especialmente os iniciantes,  pode-se utilizar qualquer tipo de prancha ou as "all around",  a maioria tem um shape semelhante a um long board.

SUP em rio, descer corredeiras com um Stand UP é muito legal e atrai muita gente, existem pranchas especiais para esta modalidade, alguns utilizam pranchas infláveis ou rotomoldadas possibilitando descer corredeiras de nível avançado, as pranchas normais feitas de EPS e Epóxi são mais frágeis .

SUP Surf, modalidade que está convergindo muita gente, é muito fácil surfar, em um "banho" pega-se mais onda que com a pranchinha.

Travessias, a galera está remando cada vez mais longe,  no Brasil o evento de maior distância foi o RED BULL PADDLE CROSS com  18 KM , realizado em Garopaba - SC em fevereiro deste ano. Nos Estados Unidos e Hawaii existem eventos de 54  km de remada.  

DOWNWIND - Desde o início de 2009 tenho pesquisado e tentado fazer o downwind, primeiramente achei que era simplesmente remar a favor do vento, mais tarde vi que era possível surfar o swell e as marolas provocadas pelo vento, remando pouco e surfando a maior parte do tempo.

Veja o vídeo abaixo,  um exemplo perfeito de downwind.  Nos próximos posts vou escrever sobre minhas tentativas de downwind, condições ideais e equipamento mais indicado.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Laird Hamilton - SUP com Estilo

Já vi esse vídeo várias vezes para ver se aprendo mas... faça seu comentário, como é que ele faz esse 360  ?

sexta-feira, 9 de abril de 2010

SUP Brasília no SBT

Assista no próximo sábado dia 10 de abril, às 12:15 no programa INSIDE do SBT,  uma matéria sobre o Stand Up Paddle em Brasília.

Aproveitamos para informar que nos últimos dias o Lago Paranoá tem estado um luxo para remar, pouco vento, água quente e muito sol.

Aloha Brasília

segunda-feira, 29 de março de 2010

Mormaii SUP Race - Resultados

Foi realizado no último sábado dia 27, o Mormaii SUP Race, uma corrida de Stand Up Paddle que reuniu cerca de 40 competidores. O percurso do evento foi de 12 km e quase todos os competidores completaram a prova.

A largada ocorreu as 10:00 da manhá no Pontão do Lago Sul, os competidores tiveram que remar 6 km passando pela Ponte JK para contornar a boia, voltando mais 6 km até o Pontão.




O dia estava lindo com sol e calor, o vento de 19 km/h soprava do quadrante norte, neste trecho os remadores enfrentaram  vendo contra exigindo muito esforço físico. Quando chegamos para a virada da boia o vento diminuiu não ajudando muito o trajeto de retorno.


O evento foi bem organizado contando com a segurança dos barcos de apoio.

Resultado no masculino  :

1º lugar Marcelo Morrone (Brasília) Starboard 15,5 pés
2º lugar Beto Schmitz (Brasília)Carbone Racer 12,6 pés
3º lugar Rubens Ornelas(Formosa)Paddlesurfhawaii Gun 12 pés




Beto Schmitz / Foto João 



Rubinho / foto João

Resultado no feminino :

1º lugar - Barbara Bomfim (Brasília) - SUPBrasil - 11 pés
2º lugar - Carolina Muffato (Brasília) - SUPBrasil - 11 pés
3º lugar - Silvia Berezowski(Brasilia) - Seapoxi    -  11 pés





 Carol Muffato / foto João



Primeira e terceira colocadas no feminino



Agora o negócio é treinar para os próximos eventos, o esporte está crescendo muito e as pranchas estão em constante evolução. O SUP  está se organizando e os eventos estão sendo realizados em categorias.  Este foi o primeiro evento realizado em Brasília com premiação para categorias feminino e masculino.

Em todo o Brasil as provas de Race e Travessias estão seguindo a padronização utilizada nos Estados Unidos e Europa onde as categorias são separadas pelo tamanho da prancha tornando a competição mais justa.


quarta-feira, 24 de março de 2010

Mormaii SUP Race

No próximo sábado dia 27 de março a Mormaii realiza mais um evento de Stand Up Paddle em Brasília, O Mormaii Sup Race.  Venha participar desta festa. Início 9:00 Pontão Lago Sul.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

RED BULL Paddle Cross



Foto Red Bull Photo Files

 Catarinense Kauli Seadi, de 27 anos, foi o campeão do Red Bull Paddle Cross, travessia de stand up paddle (SUP) de 18km entre o mar de Garopaba/SC e a Praia do Rosa, em Imbituba/SC. Tricampeão mundial de windsurfe, Seadi conquistou neste sábado (20/02), seu primeiro título em remada de stand up – modalidade que consiste em realizar travessias a remo sobre grandes pranchas semelhantes à do surfe tradicional.
O campeão cruzou a linha de chegada em 1:59:50, seguido pelo americano Thomas Maximus (2:04:60). O francês Remy Lavie (2:07:37), completou o pódio. A largada reuniu 75 participantes no canto norte da praia de Garopaba, no sul catarinense. Durante os primeiros minutos da disputa o canoísta californiano Thomas Maximus, de 41 anos, liderou o primeiro pelotão de remadores. Antes de completar 1 hora de prova, já próximo à praia da Silveira, Kauli ultrapassou o americano e conseguiu sustentar a posição até o final.
“O Thomas abriu boa vantagem na saída de Garopaba, onde enfrentamos um forte vento contra. Após a primeira bóia, reparei que ele se descuidou e foi derrubado da prancha por duas vezes seguidas. Aproveitei a oportunidade para aumentar meu ritmo e assumir a ponta”, declarou Kauli ao pisar nas areias do Rosa Sul, em Imbituba.
O americano Thomas Maximus, com vasta experiência em travessias, parabenizou o brasileiro pela superioridade. “Estou acostumado a competições em águas mais calmas e o Kauli se adaptou melhor às condições das ondas e do vento. Estou muito feliz por ter participado”, afirmou Maximus. Entre os 75 participantes, representando oito estados brasileiros, 60 conseguiram cruzar a linha de chegada do Red Bull Paddle Cross.
Red Bull Paddle Cross - Melhores Colocados:
1. Kauli Seadi (Florianópolis/SC) – 01:59:50
2. Thomas Maximus (Estados Unidos) – 02:04:60
3. Remy Lavie (França) – 02:07:37
4. Lars Gellund (Imbituba/SC) – 2:15:44
5. Marcio Vilela (Imbituba/SC) – 2:16:46
6. Beto Schmitz(Brasília/DF) - 2:19:27
Fonte RED BULL

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Stand Up Paddle Crossing

18 Km de Stand Up Paddle - Garopaba a Praia do Rosa.







terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Red Bull Paddle Cross

TRAVESSIA DE STAND UP PADDLE NO LITORAL CATARINENSE






Sete praias, despontando entre os mais procurados destinos turísticos do verão de Santa Catarina, serão o cenário de uma inédita travessia de stand up paddle (SUP) - esporte aquático que consiste basicamente em remar de pé sobre longas pranchas semelhantes às do surfe tradicional. No dia 20 de fevereiro (sábado), o Red Bull Paddle Cross desafiará mais de 60 participantes com uma rota de 18 km pelo mar, de Garopaba à Praia do Rosa, costeando algumas das mais belas e badaladas faixas de areia do sul do estado, além de longos trechos em que predominam costões de pedra e restinga.
A largada será no canto norte da enseada de Garopaba, às 10h. Até a chegada, os atletas precisarão superar as distâncias da Praia da Silveira – uma das mais procuradas por surfistas – e da Ferrugem, remando incessantemente por horas a fio. Será consagrado campeão aquele que alcançar as areias do Rosa Sul, em Imbituba, no menor tempo. As praias do Ouvidor, Barrinha e Vermelha também compõem a rota prevista.

Maiores informações acesse : Red Bull Paddle Cross

Férias, férias, férias

Pois é galera, as férias estão sendo maiores que o programado, vim passar o ano novo em Garopaba SC e ainda estou por aqui, quando voltar para Brasília vou postar algumas matérias sobre o que está acontecendo por aqui, podem ter certeza que estou remando muito, muito sup nas ondas, longas distâncias percorridas, novos equipamentos, enfim muita novidade.

aloha

Beto Schmitz